Comp organizacional
(1ª parte)
São Paulo
2009
SUMÁRIO
I. Definição: Comportamento Organizacional.
II. Comportamento Individual e o Homem no contexto de trabalho. III. Personalidade; Valores, atitudes e satisfação e stress no trabalho. IV. Motivação. V. Comunicação e Comportamento do Grupo. VI. Comportamento da Equipe; Grupos X Equipes; Criação de equipes eficazes. VII. Liderança: A organização e a liderança transformadora.
VIII. Poder e política; Conflitos e comportamentos entre grupos. IX. Negociação. X. Estrutura, cultura e clima organizacional: caos e estabilidade. XI. Planejamento do trabalho e tecnologia. XII. Mudança organizacional; Administrando as diferenças individuais.
XIII. Aspectos multiculturais na nova organização. XIV. Reflexão critica do Comportamento Organizacional.
I . Comportamento Organizacional.
Definição
Comportamento Organizacional (CO) é um campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas. A partir deste contexto, encontram-se três considerações importantes: o comportamento organizacional enfoca comportamentos observáveis, tais como conversar com colegas de trabalho, utilizar equipamentos ou reparar relatórios, estuda o comportamento das pessoas tanto como indivíduos quanto como membros de unidades sociais maiores, também analisa o comportamento destas unidades sociais maiores – grupos e organizações – entre si. O CO, definido nestes termos tem suas origens no final dos anos 1940, quando os pesquisadores da área de psicologia, sociologia, ciência política, economia e de outras ciências sociais procuravam desenvolver uma estrutura unificada das pesquisas organizacionais. Atualmente, encontra-se dividido em três áreas bem distintas, cada uma com sua própria base nas ciências sociais: comportamento microorganizacional, mesoorganizacional e