desafio profissional 1 EDUCACAO FISICA 24 03 2015
Polos - centro de Educação a Distância (CEAD) de Icaraíma - Paraná
Curso: Educação Física - 1ª Série
Disciplinas Norteadas:
Educação e Diversidade
Estrutura e Organização da Educação Brasileira
Nome: Andre Halachen da Silva RA: 2873904161
Nome: Diana Teixeira de Abreu RA: 2856171128
Nome: Larissa Cancelieri RA: 2800847624
Nome: Silvio Santos de Melo RA: 2855183782
Nome: Thamiris Pedroso RA: 1709137082 DESAFIO PROFISSIONAL
Tutor (a): Admilson Marconato Professora Ausdy Santos
Professora Maria Clotilde Bastos
Icaraíma – Paraná, 15 de Abril de 2.015
INTRODUÇÃO
A sociedade, em geral, está gradativamente sofrendo mudanças. Nas últimas décadas os movimentos sociais vêm se mobilizando no sentido de diminuir a desigualdade e a exclusão de grupos minoritários.
Políticas igualitárias, absorção das culturas, reconhecimento das diferenças, são medidas fundamentais para o reconhecimento da cultura singular, a construção do patrimônio histórico e cultural brasileiro, e ainda dar respostas a questionamentos ligados às diversas etnias, raças, religiões, sexualidade, gênero, enfim, respostas coerentes a qualquer área de identificação cultural.
Ante a sua ênfase teórica e visão política, o multiculturalismo é trazido a tona em diversos debates atuais. O multiculturalismo apóia-se em ideais de igualdade.
As sociedades contemporâneas são multiculturais, nas mais distintas esferas sociais. É notória a observância das diferenças derivadas de dinâmicas sociais como classe social, etnia, orientação sexual, gênero, cultura e religião.
O multiculturalismo pode ser respondido de diversas formas, contanto que não seja ignorado. A partir dessas respostas, é possível adotar o multiculturalismo nos ambientes educacionais.
A educação multicultural tem por objetivo principal promover a pluralidade cultural e valores, bem como, resgatar àqueles ameaçados. E ainda, assegurar a reduzir os preconceitos e