Desafio Profisional trabalhos feitos
UNIDADE DE ENSINO VALPARAÍSO DE GOIÁS
TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA II E SISTEMAS DE BANCO DE DADOS
DESAFIO PROFISSIONAL
Tutor EAD – Professor Me. Jeferson Bussula Pinheiro
Tutor EAD - Professora Ma. Edilene Campos
GRUPO 7
Valparaíso de Goiás 16/04/2015 Relatório 1
A DIFERENÇA ENTRE UM SISTEMA (SGBD) E UM SISTEMA (BD)
Um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (como no Brasil) ou Sistema Gestor de Base de Dados (SGBD) é o conjunto de programas de computador (softwares) responsáveis pelo gerenciamento de uma base de dados. O principal objetivo é retirar da aplicação cliente a responsabilidade de gerenciar o acesso, manipulação e organização dos dados. O SGBD responsabiliza uma interface para que os seus clientes possam incluir, alterar ou consultar dados. Em bancos de dados relacionais a interface é constituída pelas APIs ou drivers do SGBD que executam comandos na linguagem SQL.
Veja que são 3 conceitos diferentes: Banco de Dados (BD), Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) e Sistema de Banco de Dados
Banco de Dados (BD):
É um conjunto de dados estruturados que são confiáveis, coerentes e compartilhados por usuários que têm necessidades de informações diferentes.
É um conjunto de dados integrados destinados a atender às necessidades de uma comunidade de usuários.
Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD):
É uma coleção de programas que permite aos usuários criar e manter um banco de dados (Navathe).
Um SGBD é constituído por um conjunto de dados associados a um conjunto de programas para acesso a esses dados (Slberschatz).
Um SGBD é um software que incorpora as funções de definição, recuperação e alteração de dados em um banco de dados (Carlos Heuser).
Sistema de Banco de Dados = BD + SGBD
O banco de dados (BD) e o software de gerenciamento de banco de dados (SGBD) compõem o chamado Sistema de Banco de Dados.
Resumindo...
- BD: