Resenha crítica: Educação Inclusiva
O texto aludido refere-se há um documento elaborado pelo Grupo de Trabalho nomeado pela Portaria Ministerial nº555,de 5 de junho de 2007 através do Ministério da Educação e Secretaria de Educação Especial.Neste o principal tema abordado é a educação inclusiva no Brasil.
Inicialmente é abordado que a educação inclusiva é um direito de todos os alunos estarem juntos,sem diferenças e assim contextualizando a questão da exclusão dentro e fora do âmbito escolar.
A partir desse ponto,vem a questão de reconhecer as dificuldades que nosso sistema de ensino enfrenta e a necessidade de criar alternativas no confronto das práticas discriminatórias,destacando a escola acerca da exclusão na sociedade contemporânea.Desta forma a comunidade escolar e classes sociais começam a serem repensadas, por isso a criação desse documento onde o MEC trata a educação especial na perspectiva inclusiva.
Essa política vem para abordar a educação de qualidade para todos os alunos,acompanhando assim as causas sociais e o conhecimento delas.
Segundo essa perspectiva a educação era caracterizada como privilégio de um determinado grupo ou classe social, onde poucos tinham acesso e explicíta desigualdade.Com a criação dos direitos humanos essas questões sociais,culturais,físicas e intelectuais dos alunos entre outras opera na regulamentação e produção das desigualdades.
Nesse modelo é questionado a questão da educação especial,mostrando que o atendimento educacional especializado determina formas de atendimento clínico – terapêuticos,que a partir de diagnósticos definem como deve ser feito o trabalho para alunos com deficiência.Contudo faz-se necessário esclarecer que educação inclusiva não deve ser confundida com educação especial, porém, a segunda está inclusa na primeira.
A educação inclusiva é um dos maiores desafios do sistema de educação, não somente em