Desafio intermodal
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
DESAFIO INTERMODAL
João Pessoa/PB
2013
1) DEFINIÇÃO
A associação do Transporte Ativo da cidade do Rio de Janeiro apresentou-se como órgão pioneiro na realização do Desafio Intermodal (DIM) no Brasil. O experimento trata-se de uma avaliação dos meios de transporte da cidade onde é aplicado e tem como objetivo principal verificar o grau de eficiência de cada um desses meios. Visando enfatizar a existência de outras opções, além do automóvel, para o deslocamento das pessoas nas grandes cidades, o desafio estimula a discussão sobre a eficiência dos demais meios de transporte, considerando aspectos econômicos, sustentáveis e até mesmo de segurança.
Propõe-se avaliar quais meios de transporte apresentam maior eficiência, utilizando diferentes formas de deslocamento para um mesmo percurso durante as horas de pico, isto é, com grandes fluxos de veículos. A análise do DIM não considera apenas a rapidez das formas de locomoção, mas confere também importância a fatores como impacto ambiental gerado, custo do deslocamento, conforto, segurança e a importância que os usuários creditam a cada um destes itens no momento de suas escolhas. Sendo assim, o desafio é capaz de ilustrar de forma clara as opções mais viáveis que podem ser utilizadas pela população de uma determinada cidade.
2) OBJETIVOS
A proposta do Desafio Intermodal é a análise dos diversos meios de transporte, que partindo de um mesmo local, em horário de grande fluxo das vias e chegando a um destino comum, apresentam diferentes resultados. Procura-se retratar a realidade das condições de mobilidade da cidade, levando em consideração os prós e os contras que cada meio de transporte tais como moto, carro, ônibus e corrida, apresentam.
Outro objetivo da realização periódica do DIM, que pode ser