DESAFIO GC PASSO 3
ETAPA 1 - PASSO 3
O conhecimento é criado através de um espiral que passa através de dois conceitos aparentemente opostos, como tácito e explícito.
O conhecimento explícito é o conhecimento formal, objetivo, fácil de ser comunicado. Pode ser expresso em palavras, números ou sons e compartilhado na forma de dados, fórmulas científicas, recursos visuais, fitas de áudio, especificações de produtos ou manuais.
Alguns dizem que este tipo de conhecimento é confundido com a própria informação, na sua forma mais simples.
O conhecimento tácito é aquele que está dentro do indivíduo, não é visível, está incorporado às suas vivências, suas experiências, que se adquiri ao longo da vida.
Para compartilharmos o conhecimento na organização, precisamos convertê-lo, ou seja, transformar o tácito em explícito.
A chave para liderar o processo de criação do conhecimento é o raciocínio dialético, que transcende e sintetiza essas contradições.
O conhecimento tácito e explícito não são apenas complementares um do outro, como também são interpenetrantes.
Existem quatro modos de converter o conhecimento: Socialização, internalização, externalização e combinação.
Socialização
É a conversão do conhecimento tácito em conhecimento tácito. Para ele ocorrer é preciso que haja uma interação entre indivíduos que passam a compartilhar seus conhecimentos, suas habilidades, experiências, idéias, percepções.
Externalização
É a conversão do conhecimento tácito em conhecimento explícito. Busca transformar o conhecimento do indivíduo em um conhecimento articulado e transmissível.
Neste processo pode haver perdas consideráveis, pois vai depender muito da clareza, da habilidade de comunicação do indivíduo que irá transmitir seus conhecimentos e também da capacidade de assimilação do receptor.
Este processo é muito importante dentro do processo de conversão do conhecimento, pois ele cria conceitos novos e explícitos, a partir do conhecimento tácito. É através da