Desafio economia
Administração
2º Semestre
Desafio de Aprendizagem
Economia
ECONOMIA
Conforme relata Vicenconti, Paulo EV&Neves , introdução da economia , frase 2º edição , o custo de oportunidade está associado à Teoria da Curva de Possibilidade de Produção (CPP), que ilustra graficamente como a escassez de fatores de produção cria um limite para a capacidade produtiva de uma empresa, país ou sociedade.Assim, devido a limitação de recursos, a produção total, de um país por exemplo, tem um limite máximo, uma produção potencial, que é representada por um ponto sobre a curva. Quando estamos atuando num ponto sobre a curva qualquer alteração, supondo flexibilidade de fatores, qualquer contratação de trabalhadores poderá gerar um custo de oportunidade, conforme o exemplo adiante. Quando o ponto esta dentro da curva economia operando com capacidade ociosa ou desemprego de recursos (fatores de produção sub-utilizados). Neste pormenor, não há custo de oportunidade a contratação de um trabalhador a mais. Atuar num ponto fora da CPP é uma situação impossível pois não podemos empregar mais fatores de produção do que os dispomos. Esse ponto somente será atingido com um aumento na CPP, que representará um acréscimo de fatores de produção, representando o desenvolvimento de uma sociedade.
Um exemplo clássico da literatura econômica: imagine uma fábrica de cadeiras que produzia 10 cadeiras por mês num mercado que absorvia totalmente esta produção. Diante de uma oportunidade de negócios, esta fábrica resolveu iniciar uma produção de um novo produto: mesas. Porém, ao alocar recursos para tal, descobriu que terá de deixar de produzir 2 cadeiras para alimentar a demanda de 2 mesas. O custo de oportunidade está no valor perdido da venda d as 2 cadeiras que deixaram de ser fabricadas.
Assim, respondendo a sua pergunta, o custo de oportunidade é zero (0), pois a existência de fatores de produção ociosos (trabalhador desempregado)