Curso de reabilitação vestibular para fisioterapeutas
Hermínio Marcos Teixeira Gonçalves hmtgoncalves@yahoo.com.br WWW.hmtg.com.br
[pic]
Apostila e suporte de curso
REABILITAÇÃO VESTIBULAR
Processo terapêutico que visa acelerar os mecanismos de compensação central nos distúrbios do equilíbrio por meio dos mecanismos de plasticidade neuronal.
BITTAR 2000
COMPENSAÇÃO CENTRAL
Resultado final de uma serie de mudanças que ocorrem no Sistema Nervoso Central por mecanismos de plasticidade neuronal com a finalidade de restabelecer o equilíbrio.
PLASTICIDADE NEURONAL
Capacidade do Sistema Nervoso Central de sofrer alterações funcionais persistentes em sua circuítaria.
[pic]
[pic]
[pic]
[pic]
[pic]
[pic]
[pic]
O Labirinto Ósseo
Consiste em 3 canais semicirculares, a cóclea e uma câmara central, chamada de vestíbulo. O labirinto ósseo é preenchido por perilinfa, cuja composição química é semelhante à do líquor (maior concentração de Sódio).
[pic][pic]
O Labirinto Membranoso
Está suspenso dentro do labirinto ósseo por fluido e por tecido conjuntivo. É formado por 3 canais semicirculares e por 2 órgãos otolíticos, o utrículo e o sáculo. O labirinto membranoso é preenchido por endolinfa, cuja composição química é semelhante à das células (maior concentração de Potássio). Uma das extremidades de cada CSC é dilatada, formando a ampola. [pic]
Células Ciliadas
As células ciliadas estão contidas nas cristas ampulares - dentro de cada ampola - e também nas máculas do utrículo e do sáculo. São sensores biológicos que convergem o movimento cefálico angular ou de aceleração linear em uma descarga neural, transmitida através do VIII par craniano – nervo vestíbulococlear – ao complexo nuclear vestibular e cerebelo. Dentro de cada ampola dos CSC as células ciliadas se localizam sobre um aglomerado de vasos sanguíneos, fibras nervosas e tecido de suporte, chamado de crista ampular. Uma membrana