Desafio de economia
Etapa n° 1 tema – Fundamentos Econômicos
Assunto: CUSTO DE OPORTUNIDADE
Em economia, o Custo de Oportunidade é um termo usado para indicar o custo de algo em termos de uma oportunidade renunciada, ou seja, bem como os benefícios que poderiam ser obtidos a partir desta oportunidade renunciada ou, ainda, a mais alta renda gerada em alguma aplicação alternativa. O custo de oportunidade representa o valor associado a melhor alternativa não escolhida. Ao se tomar determinada escolha, deixa-se de lado as demais possibilidades, pois são excludentes, (escolher uma é recusar outras). À alternativa escolhida, associa-se como "custo de oportunidade" o maior benefício NÃO obtido das possibilidades NÃO escolhidas, isto é, "a escolha de determinada opção impede o usufruto dos benefícios que as outras opções poderiam proporcionar". O mais alto valor associado aos benefícios não escolhidos, pode ser entendido como um custo da opção escolhida, custo chamado "de oportunidade".
Citamos algumas situações reais de Custo de Oportunidade:
Em uma determinada empresa de bebidas que produz vários tipos de refrigerantes, porém, aumenta a demanda de um dos produtos. Para atender o mercacdo, a empresa reduz a produção de alguns produtos para produzir o mais solicitado.
Então o Custo de Oportunidade está no valor do que deixou de produzir, o que avalia se valeu apenas a sacrificar parte da produção de vários produtos para aumentar a produção de um só produto.
Imagine uma fábrica de cadeiras que produzia 10 cadeiras por mês num mercado que absorvia totalmente esta produção. Diante de uma oportunidade de negócios, esta fábrica resolveu iniciar uma produção de um novo produto: mesas. Porém, ao alocar recursos para tal, descobriu que terá de deixar de produzir 2 cadeiras para alimentar a demanda de 2 mesas. O custo de oportunidade está no valor perdido da venda das 2 cadeiras que deixaram de ser fabricadas.
O custo de oportunidade não é definido só em termos