Desafio economia
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
POLO CAXIAS DO SUL - ADMINISTRAÇÃO
ECONOMIA
ECONOMIA
CUSTO DE OPORTUNIDADE
O conceito de custo de oportunidade se refere a uma possível perda pela opção por uma determinada alternativa em detrimento de outra. Seu cálculo pode ser feito em função da diferença de resultado entre duas alternativas: a que de fato se concretizou e a que teria se concretizado caso a opção tivesse sido diferente. Para se analisar esta diferença é preciso considerar as possíveis receitas e custos das duas alternativas. Dessa forma, o custo de oportunidade nada mais é que a escolha entre duas coisas, quando escolhemos uma, deixou a outra de lado.
Um exemplo que ilustra essa situação seria de uma encarroçadora de ônibus no interior do Rio Grande do Sul, que com a desvantagem do dólar a partir de 2007, acabou reduzindo o quadro de funcionários em cerca de 80%. A partir de 2008/2009, com a retomada da produção, começou a investir ônibus rodoviário, já que lucratividade é maior, gerando assim mais receita, ao invés dos micro ônibus, onde lucro é menor.
CURVA DE POSSIBILIDADE DE PRODUÇÃO
Expressa a capacidade máxima de produção de uma sociedade. Devido à escassez de recursos, a produção total de um país tem um limite. A curva de possibilidade de produção nos mostra as diversas alternativas de uso dos fatores disponíveis que propiciam combinações diferentes de uma produção máxima.
Ela se cabe a tudo que pode ser consumido, sejam bens ou serviços. Devidos a limitação de recursos, uma sociedade tem que escolher entre mais caminhões e menos carros, mais café e menos chá, etc.
Em uma situação hipotética uma economia produza apenas dois tipos de bens: alimentos e roupas. Se todos os fatores disponíveis fossem destinados a produção de alimentos, poderia ser obtida a quantidade de 50 milhões de toneladas de alimentos, em contra partida, não seria obtida uma única peça de vestuário. Por outro lado, se todos os fatores