DESAFIO ANO PASSADO
POLO DE OSASCO
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINAS: FILOSOFIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL; SOCIOLOGIA; RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE.
NOME:
DESAFIO PROFISSIONAL: DEVERES DO ASSISTENTE SOCIAL DIANTE DA ÉTICA E DO MEIO-AMBIENTE, EM NOME DE UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL.
TUTORA EaD THALITA SILVA NEVES VELOSO COSTA
Osasco/SP
2014
SUMÁRIO
Passo 1 – Postura do Assistente Social segundo Código de Ética......................3
Passo 2 – Carta da Terra e o Contexto Social.........................................................4
Passo 3 – Sustentabilidade e Serviço Social..........................................................5
Referências.................................................................................................................7
Passo 1 – Postura do Assistente Social segundo Código de Ética
Um Código de Ética forma um rico instrumento de apoio e orientação a qualquer profissional, aqui vou falar do Assistente Social.
Hoje, um Assistente Social, através da amplitude técnica e da ciência, adquire maiores encargos e responsabilidades. O CFAS – Conselho Federal do Assistente Social, no item IV, art.9º do regulamento, aprovado pelo Decreto 994 de 15 de Maio de 1962, aprova o Código de Ética, baseado em direitos fundamentais do homem e as exigências do bem comum, princípios reconhecidos pela filosofia do Serviço Social.
O Assistente Social, no desempenho de sua profissão é obrigado a respeitar as exigências previstas na Legislação que lhe é específica, inclusive as contidas neste Código, deve respeitar a dignidade da pessoa humana que é um ser livre e inteligente, as posições filosóficas e políticas daquelas a quem se destina a atender e / ou acompanhar, prestando-lhes os serviços devidos com autodeterminação.
O Código de Ética determina que o profissional guarde segredos sobre todas as confidências e fatos de que tenha conhecimento, observados em suas atividades, exigindo também, o, mesmo