Evolu O Dos Computadores
Primeira Geração
Mark I
Foi o primeiro equipamento eletrônico com características parecidas com um computador, ocupava um prédio, possuía milhares de reles e precisava de três segundos para operar dois números de dez dígitos. Naquela época, os militares precisavam dos computadores não só para fazer cálculos de balística com rapidez como também para desvendar as mensagens secretas enviadas entre tropas alemães.
MARK
1
O primeiro computador
O primeiro computador eletro-mecânico foi construído
por Konrad Zuse (1910-1995). Em 1936, esse engenheiro alemão construiu, a partir de relés que executavam os cálculos e dados lidos em fitas perfuradas, o Z1.
Há uma grande polêmica em torno do primeiro computador. O Z-1 é considerado por muitos como o primeiro computador eletro-mecânico.
Zuse tentou vender o computador ao governo alemão, que desprezou a oferta, já que não poderia auxiliar no esforço de guerra. Os projetos de Zuse ficariam parados durante a guerra, dando a chance aos americanos de desenvolver seus computadores, o chamado Eniac.
A primeira geração dos computadores é marcada pela
utilização de válvulas. A válvula é um tubo de vidro, similar a uma lâmpada fechada sem ar em seu interior, ou seja, um ambiente fechado a vácuo, e contendo eletrodos, cuja finalidade é controlar o fluxo de elétrons.
As válvulas aqueciam bastante e costumavam queimar com facilidade.
Além disso, a programação era realizada diretamente na linguagem de máquina, o que dificultava a programação e conseqüentemente despendia muito tempo. O armazenamento dos dados era realizado em cartões perfurados, que depois passaram a ser feitos em fita magnética.
Válvulas eletrônicas
Um dos representantes desta
geração é o ENIAC. Ele possuía
17.468 válvulas, pesava 30 toneladas, tinha 180 m² de área construída, sua velocidade era da ordem de 100 kHz e possuía apenas
200 bits de memória RAM.
ENIAC
Nenhum dos computadores da
primeira geração possuíam