A EVOLU O DOS COMPUTADORES

1363 palavras 6 páginas
INTRODUÇÃO
O computador é uma máquina que veio revolucionar. Atualmente tornou-se indispensável ao nosso dia-a-dia e está presente nos ambientes que frequentamos, seja em casa, na escola, no trabalho, em bibliotecas etc.

Não é segredo que o seu computador atual no cotidiano é fruto de uma evolução que levou décadas para chegar aonde está – e ainda está muito longe de chegar ao seu final. Se pensarmos que cerca de dez anos atrás os processadores ainda nem conheciam os núcleos múltiplos, imaginar as máquinas que inauguraram a informática é uma tarefa ainda mais complicada.

DESENVOLVIMENTO

Ao contrário da maioria das grandes invenções da história, o computador não tem um inventor. Essa máquina surgiu e vem sendo aprimorada desde a Idade Antiga, passando por um processo evolutivo tão expressivo quanto sua importância para a sociedade contemporânea.

Tudo começou na necessidade dos povos antigos de realizar contagens (computar = contar). Assim, quando se chegou ao momento em que tais contagens não poderiam mais ser feitas apenas com os dedos ou pedras, foram sendo arquitetados novos dispositivos que pudessem desenvolver cálculos sem maiores trabalhos.

O primeiro invento dessa linhagem foi o ábaco, um aparelho mecânico constituído de hastes paralelas e contas (pequenas esferas) que poderiam ser movimentadas e, de acordo com sua posição, representava o número trabalhado. Esse dispositivo possibilitava cálculos de até 5 dígitos, e, quando utilizado com habilidade, desenvolvia contas tão rapidamente quanto uma calculadora moderna. Para tanto, hoje em dia, o ábaco ainda é utilizador por comerciantes em algumas regiões da Ásia.

Evolução dos Computadores no Cotidiano

1951/1959 - Computadores de primeira geração:

Circuitos eletrônicos e válvulas
Uso restrito
Precisava ser reprogramado a cada tarefa
Grande consumo de energia
Problemas devido à muito aquecimento

As válvulas foram utilizadas em computadores eletrônicos, como por

Relacionados

  • manual de contabilidade societária
    528945 palavras | 2116 páginas
  • Manual Fipecafi 2010
    528965 palavras | 2116 páginas
  • Senhas Gràficas
    42961 palavras | 172 páginas