desafiando a diversidade cultural
O grande desafio da escola hoje é contribuir para a formação de cidadãos críticos, conscientes e atuantes. Trata-se de uma tarefa complexa que exige da escola um movimento que ultrapasse temas, conteúdos e programas. Nessa realização, percebemos o verdadeiro sentido da palavra cidadania. A questão que se coloca a abordagem do termo diversidade de se entender a relação cultura e educação. De um lado está a educação e do outro a idéia de cultura como lugar, a fonte de que se nutre o processo educacional para formar pessoas, para formar consciência. Nesta perspectiva a abordagem do termo diversidade cultural é um tema atual e relevante a partir do momento em que a escola desenvolve um ensino que procura a diversidade cultural de sua clientela. Por isso a escola precisa estimular as diferenças e dar significados para oportunizar e produzir saberes em diferentes níveis de aprendizagem. Em nossa sociedade, notamos grande desigualdade e diversidade, ambas andam juntas, com isso dificultando uma socialização das diferenças, pois, se notarmos atentamente para as classes sociais no Brasil, é possível notar que a maioria das pessoas consideradas ricas tem pele clara, associando então a noção de classe; assim é a classe social, notadamente pela situação econômica, e não a raça, que constitui o fator das desigualdades no país.
Por isso, que o educador precisa ter habilidade para lidar com as diversidades, não somente no sentido técnico-pedagógico, mas sobretudo no sentido pessoal. Conhecendo o direito fundamental à educação, diversidade e homofobia na escola; com um aprendizado livre, plural e democrático.
Outro aspecto importante para o educador é, ministrar ensino com bases no pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas; respeito à liberdade e apreço à tolerância, pois muitos desfavorecidos vítimas de opressão, discriminação e exploração pedem, como indivíduos e na condição de