Desabafo. Me ajudem!!!!
Uma colônia é o agrupamento de vários indivíduos da mesma espécie que apresentam um elevado grau de dependência entre si, podendo ou não ocorrer divisão do trabalho.
Quando constituídas por organismos que apresentam a mesma forma, não ocorre divisão de trabalho, todos os indivíduos são iguais e executam as mesmas funções vitais, nesses casos são denominadas colônias isomorfas. Por exemplo as colônias de corais. Quando constituídas por indivíduos com formas e funções distintas ocorre a divisão de trabalhos, (são denominadas colônias heteromorfas). Um exemplo é o celenterado da espécie Physalia physalis, popularmente conhecida por “caravela”, que forma colônias com indivíduos especializados na proteção e defesa, os chamados dactilozóides, especializados na reprodução os chamados gonozóides, especializados em natação os chamados nectozóides, especializados na flutuação os chamados pneumozóides, e os especializados em digestão os chamados gastrozóides, cada qual desempenhando funções diferentes no conjunto.
Relações inter-específicas harmônicas[editar]
Simbiose ou mutualismo[editar]
O mutualismo é uma relação entre indivíduos de espécies diferentes, em que ambos são beneficiados. A simbiose é uma relação entre indivíduos de espécies diferentes, em que ambos são beneficiados e em que ambos precisam um do outro para sobreviver. Um bom exemplo desta relação costumava ser a associação de algas e fungos formando os líquens, porém estudos recentes classificam esse tipo de relação como um parasitismo controlado, uma vez que foi evidenciada uma estrutura do fungo chamada apreensório, que possui a função de agarrar a alga (estrutura é comum em parasitas).
Outro exemplo é a relação entre os cupins e a triconinfa. Os cupins, ao comerem a madeira, não conseguem digerir a celulose, mas em