wdfgbf
536 palavras
3 páginas
ompanhado um aumento expressivo no número de incidentes de segurança da informação causados por perda ou roubo de equipamentos que contêm informações confidenciais de grandes organizações públicas e privadas, como também incidentes com pessoas comuns que armazenam informações vitais em um disco rígido sem qualquer preocupação ou consciência dos riscos aos quais ela se expõe. Mais do que nos proteger contra furtos, devemos nos preocupar com as consequências que a perda ou um acesso não autorizado a estes equipamentos podem nos causar. O prejuízo pode ser imensurável e irrecuperável. É sobre isso que abordaremos neste artigo. Em que situação o tema é útil
Com a crescente adoção de dispositivos móveis pelas organizações, um novo conceito foi desenvolvido: a Consumerização. Esta prática permite que funcionários tragam seus próprios dispositivos móveis para uso dentro da empresa, utilizando os recursos da rede e, o que é mais preocupante, transportando informações sensíveis e estratégicas, sem qualquer controle por parte dos departamentos de TI da maioria das organizações, especialmente no Brasil. Como este é um caminho sem volta, é necessário prover soluções que mitiguem os riscos de vazamento de informações ocasionados pela perda ou pelo furto destes dispositivos móveis.
Criptografia é a arte ou a ciência de transmitir mensagens em código, de modo que somente o emissor e o receptor específico possuam as condições ou o entendimento necessário para traduzir o código criado em uma informação compreensível. O termo em si surgiu da fusão das palavras gregas “kryptós” e “gráphein”, que significam algo como “oculto” e “escrever”.
Esta técnica é tão segura que se a informação codificada passar pelas mãos de uma pessoa que não seja o seu destinatário original, ela se manterá incompreensível a este, garantindo assim a restrição da mensagem a um grupo específico de pessoas.
A criptografia, por mais que seja um assunto muito abordado recentemente, tem na