derecha
A Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho (H.S.S.T) constitui o requisito essencial para que qualquer trabalhador se sinta bem no seio de uma organização, o que, necessariamente, se traduz numa postura positiva perante o trabalho e na melhoria do desempenho profissional.
Nesta perspetiva se compreende o relevo particularmente significativo que o ordenamento jurídico-constitucional português reservou à temática da Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, bem como o subsequente emergir, no contexto organizacional nacional tanto no sector público como no privado, de Serviços de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, com a missão explícita de polarizar a gestão da prevenção de riscos profissionais.
Higiene no trabalho é um conjunto de normas e procedimentos que visa a protecção da integridade física e mental dos trabalhadores, preservados dos riscos de saúde inerentes às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas.
Saúde no Trabalho são os regulamentos e procedimentos que visam a proteger a integridade física e mental do trabalhador, ao fim de proteger a saúde e riscos específicos para as responsabilidades, funções e deveres do seu cargo, incluindo o ambiente que eles são executados.
Segurança do trabalho pode ser entendida como um conjunto de medidas que são adoptadas, e visa minimizar os acidentes de trabalho e doenças profissionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.
Durante o período em que o trabalhador está de serviço na empresa, tem direito a protecção, segurança e higiene no trabalho, para garantir ao trabalhador a integridade física, moral e mental.
Acidente de trabalho
Acidente de trabalho é aquele que acontece no exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional podendo causar morte, perda ou redução permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.
A definição de acidente de trabalho está