DERAD 13 Trabalho Final F 1
Professores responsáveis: Ivaldo Gehlen e Alberto Bracagioli
Tutor a Distância: Adriano Adelcino Anselmi
André Tegner
186883
Pólo Universitário de Picada Café, 08 de julho de 2011
Projeto: Introdução prática da questão rural e ambiental em Picada Café
1. Introdução
Através de um resgate histórico do meio rural, uma mudança na visão dos jovens atores sociais em relação à agricultura e meio ambiente procura-se levar uma familiarização destes com a terra e os aspectos de conscientização ambiental no meio rural da localidade de Picada Café.
Por meio de aulas-palestras e visitas técnicas a uma propriedade rural, os envolvidos no projeto, no caso crianças e jovens do ensino fundamental, recebem informação e participam de práticas de sistema de cultivo, modos de sustentabilidade e cuidados ambientais, podendo assim se deparar com a realidade do meio.
Assim sendo, o projeto busca através de informação e educação ambiental promover uma perspectiva ambiental e sustentável do meio rural de Picada Café, como também inserir um conceito de desenvolvimento rural moderno. Onde as crianças e jovens tornam-se instrumentos e agentes de informação a ser repassada para familiares e comunidade em geral, buscando sempre o bem estar social do meio rural.
2. Diagnóstico
Conforme o IBGE (2010) estima-se que Picada Café possui uma população total de 5182 habitantes dos quais 623 são rurais e 4.559 urbanos.. Segundo a Fundação de
Economia e Estatística (FEE), em 2007 o índice de desenvolvimento Socioeconômico
(IDESE) de Picada Café, que abrange um bloco de indicadores sociais e econômicos tais como educação, renda, saneamento, domicílios e saúde, é de 0,717 enquanto a média no estado fica em 0,763. Segundo a FEE, em conjunto com o IBGE, a estimativa preliminar do PIB referente ao ano de 2007 na cidade é de (R$ mil) 107288 e um PIB per capita de R$ 22240.
Localização Picada Café
A economia é diversificada,