Depósitos sedimentares
Depósitos granulados terrígenos são as argilas, areias e cascalhos. O arenito é um exemplo de rocha com essa origem. Os depósitos de origem marinha são formados por fragmentos de esqueletos e carapaças de animais mortos desse habitat, normalmente com composição silicosa e carbonática. Ocorrem nas margens, especificamente nas plataformas continentais.
Depósitos carbonáticos são comuns em ambientes marinhos, onde ocorre a deposição e decomposição de organismos como algas, conchas e corais, que são ricos em cálcio, e associados à ação química, bioquímica e aloquímica, formam rochas carbonáticas. Onde se destacam: a calcita (CaCO3) e a magnesita (MgCO3).Os depósitos carbonáticos também podem ocorrer na formação de lagos, cavernas e dunas. Em cavernas, os depósitos mais comuns são as estalactites e estalagmites, que surgem nesses ambientes através da água que transporta minerais carbonáticos.
Entre os depósitos especiais encontram-se:
-Os fosforitos, cuja sua deposição é considerada de margem continental passiva. Os fosforitos são rochas sedimentares formadas essencialmente por fosfato de cálcio e ocorrem em ambiente marinho, eles têm idades geológicas entre o Precâmbrico e o Holocénico.
-Evaporitos são depósitos de sais solúveis, como a halita, que ocorrem em bacias sedimentares. Esses depósitos existem em quase todas as margens continentais do planeta, incluindo as passivas. Acredita-se que sua origem está ligada com a intenção evaporação da água salgada nas bacias de circulação restrita. Exemplo de rocha proveniente de evaporitos: Calcário.
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/EnsMed/expensgeo_5e6.pdf
http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/18298/18298_2.PDF