Rochas
97
Capítulo 4 Rochas Sedimentares 1. Introdução
Cerca de 3/4 da Terra são cobertos por rochas sedimentares que revestem partes dos continentes e dos fundos oceânicos.
No entanto, estas formam apenas uma película superficial sobre as rochas magmáticas e metamórficas que constituem a maioria do volume rochoso crustal.
Rocha magmática, metamórfica ou sedimentar
Intemperismo Formação de sedimentos
Diagênese Rocha Sedimentar
Intemperismo - É o conjunto de transformações de origem física (desagregação) ou química (decomposição), atuantes nas rochas. As rochas sedimentares são formadas por:
Material detrítico ou clástico – É formado do intemperismo atuando sobre as rochas
Precipitado químico – Nas bacias de sedimentação, os depósitos químicos, formam-se pela evaporação ou precipitação dos sais solúveis provenientes da alteração química das rochas.
Detritos orgânicos - Os sedimentos orgânicos derivam direta ou indiretamente das atividades vitais dos animais e plantas.
Uma vez depositado, o material sedimentar passa a responder às condições de um novo ambiente, o da diagênese. Diagênese - É o nome dado ao conjunto de transformações que o depósito sedimentar sofre após a deposição, consistindo em mudanças nas condições de pressão, temperatura, pH e pressão de água, ocorrendo dissoluções e precipitações a partir das soluções aquosas existentes nos poros. O processo termina na transformação do depósito sedimentar inconsolidado em rocha, conhecido como litificação.
ECV5149- Geologia de Engenharia
98
Processos sedimentares
Ambientes sedimentares mais comuns
2. Processos diagenéticos
Os processos mais conhecidos que levam à litificação de sedimentos são:
Compactação - A compactação diagenética pode apresentar-se sob dois aspectos: o químico e o mecânico. A compactação química engloba a dissolução de minerais sob pressão. Já a compactação mecânica não engloba processos químicos, mas sim aspectos físicos, como