sedimentologia
Um ambiente aluvial inclui um canal fluvial, as margens do canal e o fundo plano do vale, em ambas as margens do canal, que é inundado quando o rio transborda. Os rios estão presentes em todos os continentes, execeto na Antártida, de modo que os depósitosn aluviais estão amplamente distribuidos. Os organismos são abundantes nos depósitos de inundação lamacentos e são responsáveis pelos sedimentos orgânicos. O clima varia de árido pra úmido.
Fluvial: Diminuindo a velocidade de um rio, graças ao menor declive existente nas regiões médias e inferiores, diminuirá também a sua capacidade transportadora, iniciando-se então a sedimentação do material transportado. Deve ser lembrado que o diâmetro dos detritos mais grosseiros, da mesma densidade, transportados por uma corrente, varia aproximadamente com o quadrado da sua velocidade, isto é, se a velocidade dobrar, o diâmetro máximo de um seixo que pode ser transportado será em volta de quatro vezes maior. Esta relação não se aplica às partículas menores que as areias, cujo diâmetro é de 2mm no máximo.
Agente: Água
Textura-Granulometria: Argila até Matacão
Estrutura: Estratificação plano-paralela
Rocha Sedimentar: Conglomerado
Um ambiente lacustre é controlado pelas ondas relativamente pequenas e pelas correntes moderadas dos corpos interiores de água doce e salina. A sedimentação química de matéria orgânica ou de carbonatos pode ocorrer em lagos de água doce. Os lagos salinos, como aqueles encontrados nos desertos evaporam e precipitam diversos minerais evaporíticos, como a halita.
Lacustre ou Lagunar: Como podemos comprovar ao estudar a sedimentação marinha, os lagos