Deputadas federais
A cada quatro anos escolhemos novos deputados estaduais e federais, mas muitas vezes não sabemos todas as tarefas que eles desempenham. É importante que a população saiba que os deputados são representantes do povo. Devemos fiscalizar e cobrar o trabalho deles.
Responsáveis pela elaboração das leis, assim como pela votação das mesmas, aprovando-as ou não. As leis regem o comportamento da população e, portanto, é tão importante saber quais delas tramitam na Assembléia e no Congresso.
O deputado federal tem como incumbência propor, emendar, alterar, revogar e derrogar leis. Os deputados são eleitos por estados sendo que cada um possui uma representação proporcional a sua população, definida por lei complementar, com o número mínimo de oito e máximo de setenta deputados por estado e 513 no total.
Cada partido ou coligação partidária elege uma quantidade de deputados proporcional a quantidade de votos recebidos, porém a cláusula de barreira exige um número mínimo de votos por partido. Dentro de cada um, os deputados eleitos são determinados pela ordem de votação.
A Câmara dos Deputados atua em conjunto com o Senado Federal na esfera legislativa. Sua função é também de fiscalizar o executivo, podendo instaurar Comissões Parlamentares de Inquérito.
Um belo exemplo de atuação da população foi através do projeto Ficha Limpa, que graças à pressão e fiscalização popular foi devidamente votado no Congresso e aprovado pelo Senado.
Lembre-se que os deputados são seus representantes, portanto, faça valer seu direito e acompanhe o trabalho das pessoas que você escolheu para tomar decisões pra você.
Temos uma pequisa de três deputadas que por motivos diferentes resolveram lutar por uma ideal, ou ate mesmo por uma causa.
Pessoas que apesar das dificuldades ou até mesmo de um grande sofrimento, resolveram mudar a historia de vida de outras pessoas; a exemplo da sua própria experiência de vida .
Mara Gabrilli, 42 anos, é