depreciação
DEPRECIAÇÃO
TOLEDO, Pr.
2013
RENATA NUNES
DEPRECIAÇÃO
Projeto de Pesquisa do Curso de Ciências Contábeis, da Faculdade Sul Brasil, exigido como requisito parcial para aprovação na disciplina de Contabilidade Básica.
TOLEDO, Pr.
2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo evidenciar os aspectos conceituais mais importantes sobre a depreciação, segundo a teoria contábil.
O estudo da teoria da contabilidade é essencial para as pessoas que estão diretamente ligadas á ela.
A depreciação, que é o tema deste trabalho, é um conceito usado na contabilidade, que provoca muitas discussões que se originam de diversos entendimentos.
Hoje, a depreciação é considerada como um dos processos mais importantes dentro das organizações, sendo um elemento indispensável para a tomada de decisão.
A partir do exposto acima, este trabalho procura esclarecer o conceito de depreciação e sua importância dentro da contabilidade.
1 O CONCEITO DE DE DEPRECIAÇÃO
A depreciação é definida como um elemento contábil que expressa a perda de valor dos bens imobilizados da organização, de acordo com os desgastes ao longo do tempo, ou pela sua perda de utilização nas empresas. Conceitualmente, a depreciação é a redução do valor de fato do bem imobilizado, que faz parte do ativo permanente, como resultado de desgaste, ou mesmo, a perda de utilidade por ação da natureza ou pelo seu uso.
Para a contabilidade, o objetivo da depreciação é aceitar que se realize corretamente o cálculo dos custos e lucros, para que se possa avaliar o valor do imobilizado da organização.
2 MÉTODOS DE DEPRECIAÇÃO
A organização deve levar em consideração o padrão de consumo dos benefícios (lucros) futuros ao escolher o método de depreciação que vai ser utilizado. Existem vários métodos para realizar o cálculo da depreciação, entre eles