ecologia
1.
2. Quais as diferenças entre a comunidade úmida e a comunidade seca: biomassa de raízes ( 15 cm de profundidade); diâmetro do caule (a partir do solo - 1,5m);
Acreditamos que a biomassa da raiz da comunidade seca é maior que na comunidade úmida, a comunidade seca é mais rica em oxigênio e possui mais microorganismos patogênicos ou simbióticos nos macroporos que na comunidade úmida.
O diâmetro do caule é menor na comunidade úmida do que na comunidade seca devido a sua baixa quantidade de nutrientes.
2. Quais as principais diferenças do solo na comunidade seca e comunidade úmida: pH; granulometria ( Qual o diâmetro efetivo?) .
O pH do solo na comunidade úmida é mais acido que na comunidade seca. Os grânulos da comunidade seca são maiores que na comunidade úmida.
Sistemas de classificações geotécnicas de solos: estudo de caso aplicado à rodovia não pavimentada vcs 346, Viçosa, MG
1. INTRODUÇÃO
As estradas exercem importante papel no desenvolvimento econômico e social de um país. No Brasil, o transporte rodoviário é considerado a principal via de integração do país, fundamental no escoamento da produção industrial e agrícola brasileira (TRINDADE et al., 2005).
Os solos resultam do intemperismo por desagregação e alteração das rochas. A intensidade dos processos intempéricos está diretamente associada com os seguintes fatores: material de origem (rocha), relevo, clima, organismos vivos e tempo. Em projetos de estradas, que se caracterizam por apresentar grandes extensões no sentido longitudinal, os solos encontrados nos subleitos dessas vias, devido às suas peculiaridades físico-químicas e mineralógicas, apresentam em geral comportamentos geotécnicos bastante diferenciados. De acordo com Machado et al. (2007), os parâmetros físicos de um solo são indicadores do seu comportamento mecânico e estão relacionados às suas propriedades químicas.
Identificar e classificar os solos são trabalhos