Departamentalização
Departamentalização é o agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes recursos – humanos, financeiros, tecnológicos, materiais e equipamentos – em unidades organizacionais.
A departamentalização pode ser considerada, entre todos os componentes e sub-componentes da estrutura organizacional, como o mais conhecido pelos executivos e funcionários das empresas.
A estrutura organizacional é representada graficamente pelo organograma, que é a representação de determinados aspectos da estrutura organizacional.
Tipos de Departamentalização Existem algumas formas de departamentalização de uma empresa; as principais são:
1- Departamentalização por quantidade
Para uma empresa trabalhar com esse tipo de departamentalização, deve agrupar certo número de pessoas não diferenciáveis que, a partir dessa situação, têm a obrigação de executar tarefas sob as ordens de um superior.
Sua utilidade tem diminuído, principalmente devido aos seguintes aspectos: 1 O desenvolvimento da capacitação e da habilidade dos profissionais das empresas; 2 Os trabalhos de equipes especializadas são mais eficientes que os baseados em número de pessoas, etc.
Uma variante da departamentalização por quantidade é a por turno, em que um conjunto de atividades similares são alocadas em diferentes unidades organizacionais, tendo em vista o turno em que atividades similares são realizadas.
2- Departamentalização funcional
Nesse caso, as atividades são agrupadas de acordo com as funções da empresa, podendo ser considerado o critério de departamentalização mais usado pelas empresas. Desde que a empresa esteja numa situação de padrão de desempenho adequado, a departamentalização funcional é um tipo bastante racional e interessante para ela.
Vantagens : * Especialização do trabalho; * Maior estabilidade; * Maior segurança; * Maior concentração e uso de recursos