Departamentalização
“A departamentalização é a prática de agrupar atividades e recursos em unidades organizacionais.”
“A departamentalização é a prática de agrupar atividades e recursos em unidades organizacionais.”
ETE Oscar Tenório
Turma: 2101
Nome: Juliana nº 07
Departamentalização
Departamentalização, também conhecida como estruturação, é uma forma sistematizada de agrupar atividades em frações organizacionais definidas seguindo um dado critério, visando à melhor adequação da estrutura organizacional e sua dinâmica de ação. Essa conceituação dá a idéia da responsabilidade que alguém assume ao propor formas e formas de reunir atividades em unidades. A má compartimentação conduzirá a danos, às vezes, irreparáveis. Segundo Colenghi, departamentalização pode ser definida como “uma outra forma de fracionar a estrutura organizacional (divisões, seções, diretorias, departamentos, coordenações, serviços etc.), objetivando agrupar as atividades homogêneas que possuem uma mesma linha de ação, segundo características de complementaridade e similaridade”.
Departamentalizar não é criar departamentos, e sim criar unidades organizacionais. Essas unidades podem ser divisões, gerências, assessorias, conselhos ou departamentos.
A departamentalização representa a divisão do trabalho no sentido horizontal, ou seja, em sua variedade de tarefas (a divisão do trabalho no sentido vertical refere-se aos níveis de autoridade). As atividades são agrupadas por sua similaridade e, desta forma, podem ser alocados recursos e pessoal necessários para o cumprimento dos objetivos definidos pela organização e é também muito importante que as funções estejam bem definidas e descritas.
Função
A partir da especialização, a departamentalização visa um aproveitamento dos recursos disponíveis de forma mais eficiente, a fim de controlar e ou coordenar as responsabilidades e os conflitos de interesses existentes nas organizações, a partir da delegação de poder e a integração do