Departamentalização
Os textos que seguem mais a frente visam explicar o que é departamentalização, para que serve e como ela pode ser aplicada na organização. Para as abordagens clássica e neoclássica, a base fundamental da organização é a divisão do trabalho. Na medida em que uma empresa cresce, ela tende a se diferenciar e especializar cada vez mais as unidades que compõem sua estrutura organizacional. A departamentalização é uma característica das grandes organizações. Ela está relacionada com a complexidade das operações.Quando a empresa torna-se grande , as atividades não podem ser todas supervisionadas pelo proprietário ou pelo diretor, mas por meio de vários executivos responsáveis pelas diferentes fazes das atividades ou pelos diferentes aspectos desta mesma.
1. DEPARTAMENTALIZAÇÃO
A departamentalização é a prática de agrupar atividades e recursos em unidades organizacionais, seguindo um critério de homogeneidade entre eles, visando uma adequação da estrutura organizacional com sua dinâmica de ação mais eficiente. é uma outra forma de fracionar a estrutura DEPARTAMENTALIZAÇÃO organizacional (divisões, seções, diretorias, departamentos, coordenações, serviços etc.), objetivando agrupar as atividades homogêneas que possuem uma mesma linha de ação, segundo características de complementaridade e similaridade. A departamentalização representa a divisão do trabalho no sentido horizontal, ou seja, em sua variedade de tarefas, já no sentido vertical refere-se aos níveis de autoridade. As atividades são agrupadas por sua similaridade e, desta forma, podem ser alocados recursos e pessoal necessários para o cumprimento dos objetivos definidos pela organização e é também muito importante que as funções estejam bem definidas e descritas.
2. FUNÇÕES A partir da especialização, a departamentalização visa um aproveitamento dos recursos disponíveis de forma mais eficiente, a fim de controlar e ou coordenar as