Departamentalização
Departamentalização é a pratica de agrupar atividades e recursos em unidades organizacionais, seguindo um critério de homogeneidade entre eles, visando uma adequação da estrutura organizacional com sua dinâmica de ação mais eficiente. Segundo Colenghi (2007), é uma outra forma de fracionar a estrutura organizacional (divisões, seções, diretorias, departamentos, coordenações, serviços etc.), objetivando agrupar as atividades homogêneas que possuem uma mesma linha de ação, segundo características de complementaridade e similaridade.
Consideramos a departamentalização como o mais conhecido pelos trabalhadores de uma empresa entre todos os componentes e subcomponentes da estrutura organizacional. Existem nove tipos de departamentalização: a por quantidade, a por clientes, a territorial, a mista, a por produto, a matricial, a por projeto, a por processo e finalmente a funcional, que no caso é o tipo de departamentalização que a nossa empresa utiliza.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL
Se chama funcional porque suas atividades são agrupadas de acordo com as funções da empresa. Pelas empresas, ele pode ser considerado o mais utilizado. Quando se está elaborando um tipo de departamentalização como esta, podemos considerar que as áreas funcionais da empresa, como as de gerencia de produção, a financeira, a de marketing, a de recursos humandos etc; as funções da administração, como as de gerencia de planejamento, organização, controle etc; e também por área de conhecimento, que são as de gerencia de hidraulica, de elétrica, de mecânica, entre outras. Deve ser utilizado este tipo de departamentalização em empresas ou áreas da empreasa, que sejam bastante repetitivas e altamente especializadas suas atividades.
[pic]
REFERÊNCIAS:
1. COLENGHI, Vitor Mature. O&M e Qualidade Total: uma integração perfeita. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1997. 2. CHIAVENATO, Idalberto.