Volumetria de neutralização
A determinação quantitativa de uma substância ácida é feita através de titulação com uma solução padrão alcalina na presença de uma pequena quantidade de um indicador ácido-base apropriado enquanto que para a determinação de uma substância alcalina emprega-se uma solução padrão ácida como titulante.
O ácido mais utilizado nesse tipo de volumetria é o HCl e pelo lado das bases emprega-se mais o NaOH. Como nenhum dos dois é padrão primário é preciso padronizar suas soluções com soluções de substâncias padrão primário apropriadas. As principais substâncias padrão primário utilizadas na volumetria de neutralização são:
Padrão Primários para padronização de:
✓ ÁCIDOS: Na2CO3; Bórax (Na2B4O7.10H2O).
✓ BASES: Biftalato de potássio (KHC8H4O4); Ácido Oxálico Bihidratado (H2C2O4.2H2O).
1) Cálculos de resultados na volumetria de neutralização
O resultado de qualquer titulação pode ser calculado a partir da igualdade no número de pesos-equivalentes-grama entre as substâncias tituladas e titulante já apresentada anteriormente.
no P.Eq-g do titulado = no P.Eq-g do titulante
em que:
no P.Eq-g = M . V (L) = massa (g)
P.Eq-g
Para qualquer titulação:
Mtitulado. Vtitulado = Mtitulante . Vtitulante ou massatitulado = Mtitulante . Vtitulante
P.Eq-g
Ex.: 2 HCl + 1 Na2CO3 ( 2 NaCl + CO2( + H2O
2 mol de HCL = 1 mol de Na2CO3
Invertendo os coeficientes, temos : (CxV)HCl = 2 (CxV) Na2CO3
( Inversão dos coeficientes: como são necessários 2 equivalentes de ácido clorídrico para reagir com 1 equivalente de carbonato de sódio, invertem-se os coeficientes estequiométricos das primeiras semi-reações.
Exemplos: