Departamentalização
Departamentalização é o agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondente recursos (humanos, financeiros, materiais e equipamentos) em unidades organizacionais.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR FUNÇÕES
A Departamentalização funcional agrupa funções comuns ou atividades semelhantes para formar uma unidade organizacional. Assim todos os indivíduos que executam funções semelhantes ficam reunidos, todo o pessoal de vendas, todo o pessoal de contabilidade, todo o pessoal de secretaria, todas as enfermeiras, e assim por diante. Exemplo:
No departamento de vendas de uma organização é formado por todas as pessoas responsáveis por vendas (Gerente de vendas, Supervisores de vendas, Vendedores).
DEPARTAMENTALIZAÇÃO TERRITORIAL Algumas vezes mencionadas como regional, de área ou geográfica. É o agrupamento de atividades de acordo com os lugares onde estão localizadas as operações. Uma empresa de grande porte pode agrupar suas atividades de vendas em áreas do Brasil como a região Nordeste, região Sudeste, e região Sul. Muitas vezes as filiais de bancos são estabelecidas desta maneira.
Exemplo:
A American Telephone & Telegraph Company (AT&T) estabeleceu suas divisões principais desta maneira – South Central Bell, New England Bell, Pacific Bell, Mountain Bell, e assim por diante.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO DE PRODUTO É feito de acordo com as atividades inerentes a cada um dos produtos ou serviços da empresa.
Exemplo:
Um hospital pode estar agrupado por serviços prestados, como cirurgia, obstetrícia, assistência coronariana.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR CLIENTE A Departamentalização de cliente consiste em agrupar as atividades de tal modo que elas focalizem um determinado uso do produto ou serviço. A Departamentalização de cliente é usada principalmente no grupamento de atividade de vendas ou serviços.