Departamentalização caso 3m
*Na 3M quem dar as ordens é o cliente.
3M é um grupo econômico multinacional americano de tecnologia diversificada, organizado em unidades de negócios reunidas em 6 grandes mercados: Indústria e Transporte; Saúde; Consumo e Escritório; Segurança; Produtos Elétricos e Comunicação, Controle de Tráfego e Comunicação Visual. Seus principais produtos são adesivos, abrasivos, fitas adesivas, equipamentos de proteção, esponjas, produtos médicos e dentários, produtos automotivos, entre outros.
A Subsidiaria brasileira da 3M já foi eleita a melhor empresa do setor de química e petroquímica do Brasil no ano de 1998 pela revista Exame, com um faturamento anual de 542 milhões de dólares. Mas a empresa não parou por aí para se tornar ainda mais competitiva criou um projeto que foi batizado de Transformação. Seu objetivo era colocar o foco no cliente modificando seus processos. Um cliente que comprasse mais de um produto era obrigado a falar com diferentes vendedores e receber várias encomendas, os grandes clientes responsáveis por 90% do Faturamento da Empresa são atendidos por um único grupo de vendedores e os pequenos e médios clientes passaram a comprar de distribuidores. Além disso, a 3M passou a se organizar por setores de mercado (Automotivo, saúde, telecomunicações etc.) para identificar necessidades e antecipar soluções.
O que importava para a 3M era o cliente receber a mercadoria como e quando ele quiser para isso precisava desenvolver tecnologias que tenham uma atividade mais prática para o cliente, além disso, o trabalho em equipe foi estimulado, o banco de dados unificado e a comunicação interna fortalecida. Com isso todos os 2.800 funcionários receberam treinamentos, como forma de estimular a criatividade, todos tem 15 % de seu tempo livre para fazer o que quiserem sem precisar apresentar resultados.
Investindo pesadamente na tecnologia e em pesquisas no desenvolvimento dos novos produtos a 3M se tornou uma