Dentifrícios
O dentrificio (ou popularmente, a creme dental) tem por finalidade a higienização e o polimento dental. Esse composto é formado por um conjunto de componentes químicos que juntos, atuam na prevenção da cárie. De fato, os dentrifícios fluoretados têm atuado de forma significativa na redução da cárie dentária, isso citando o Brasil, cujo o índice de cárie é baixa desde o advento do Brasil Sorridente.
Cada composto do dentrifício possui função importante, são: Lauril Sulfato de Sódio, Carbonato de Cálcio, Bicarbonato de Sódio, Fluoreto de Sódio, Sorbitol, Flavorizantes, Água e álcool etílico. Mas dando ênfase ao Fluoreto de Sódio, ou vulgarmente “flúor” apontaremos o porquê deste composto ser destacado.
O Fluoreto de Sódio é um agente terapêutico, é um importante componente, pois inibe a ação das bactérias. Ele reage com o fosfato de cálcio presente nos dentes e forma a fluoropatita, que é uma substância de proteção contra cáries dentárias.
O flúor está presente em todos os cremes dentais de uso geral que estão no mercado. Apesar de ser benéfico, ele deve ser ingerido na dosagem correta, para que a prevenção não resulte em efeitos nocivos à saúde. A ingestão excessiva de flúor (acima de 0,07 mg/kg de peso da pessoa, diariamente) pode ocasionar a fluorose dental (ocasionada pela ingestão do creme), uma doença que afeta somente crianças e que faz aparecer pequenos pontos brancos nas pontas dos dentes recém-formados, tornando-os porosos, podendo levar até a perda do dente.
O creme dental deve ter a concentração máxima de fluoreto nos produtos sem necessidade de prescrição de 1.500 ppm. Se estiver acima disso, só pode usar sob prescrição do CD. Mas os dentrificios que estiverem no mercado e apresentarem abaixo de 550 ppm não irão apresentar relevância preventiva.