Dentifricios
- Fluoreto Estanhoso
Possui capacidade de redução e inibição da virulência do metabolismo bacteriano. Estudos comprovam que o seu uso em dentifrícios tem apresentado resultados positivos na redução de gengivite e biofilme quando comparada a dentifrícios convencionais.
No entanto, por possuir como efeito colateral a pigmentação dentaria, ele é geralmente associado a hexametafosfato de sódio, que além de atuar como agente químico clareador, possui efeito anti tártaro.
Seu uso é bastante limitado no Brasil.
-Extratos Naturais
Muitos fabricante, no Brasil especialmente, tem feito uso de agentes naturais nos dentifrícios para prevenção de carie e gengivite. O Parandontax é um dos mais estudados, porem os resultados são controversos. Alguns estudos apresentam resultados inibitórios no biofilme e gengivite, outros, não analisaram vantagens em relação ao convencional. No entanto, muitos desses estudos perceberam propriedades especiais de diversos desses componentes naturias, como por exemplo:
- camomila possui efeito anti-inflamatório
-equinacea estimula a resposta imune
- óleo de hortelã-pimenta é analgésico, antisséptico e anti-inflamatório
Esses dados mostram que por mais que não tragam efeito adicional no aspecto de biofilme e gengivite, não possui efeito adverso.
-Agentes Antitartaros
Os agentes antitartaros tem como acao a interação do agente com o mineral, impedindo a cristalização da película adiquirida. Entre os que possuem efeito positivo encontram-se o pirofosfato, o grantez e o zinco. Em estudos que compararam dentifrício com triclosan a compostos contendo fluoreto de estanho e hexametofosfato de sódio, após três meses de uso, o pirofosfato reduziu em 54% o aparecimento de calculo. Em relação ao citrato de zinco, o seu uso em dentifrício, reduz cerca de 28% o tártaro, conforme estudo clinico.
No entanto, não há estudos suficientes que comprovem a superioridade de eficiência de um