DENSIDADE
Centro de Ciências Tecnológicas – CCT
Departamento de Engenharia Civil
Laboratório de Solos e Pavimentação
Determinação Densidade pelo Método do Picnômetro
Professor Antonio Rafael Leite da Silva
RELATÓRIO N 6
LUANE PASSOS COSTA
MATRÍCULA 06.112.26
You created this PDF from an application that is not licensed to print to novaPDF printer (http://www.novapdf.com)
1. DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE PELO MÉTODO DO PICNÔMETRO
1.1. Introdução
O peso específico de um sólido é dado pela razão entre seu peso seco e o seu volume:
Ps
Vs
Densidade relativa de um sólido é a razão entre o seu peso específico e o peso específico da água destilada a uma temperatura de 4°C. Como a água pura a 4°C possui peso específico de 1g/cm², pode-se dizer que densidade relativa tem o mesmo valor numérico do peso específico. Porém, a densidade é adimensional, enquanto que o peso específico possui dimensão.
O valor da densidade depende do mineral que constitui a partícula, mas para a maioria dos solos, ele varia entre 2,65 e 2,85, diminui para solos que possuem muita matéria orgânica e aumenta para solos ricos em óxidos de ferro.
A precisão da densidade deve ser de 0,001%. Como em um solo pode haver grãos finos e grossos e a natureza deles é diferente entre si, é mais importante determinar o peso específico médio (ou densidade média) desses grãos.
Devemos atentar para a diferença entre peso específico seco e peso específico seco aparente. O primeiro, como já foi dito, é a razão entre o peso seco de uma amostra e o volume ocupado por este peso seco. Já o segundo, é a razão entre o peso seco e o volume total da amostra.
O peso específico dos grãos é definido pelo processo do picnômetro. A ABNT o utiliza para a determinação do peso específico seco de partículas menores que 4,8mm enquanto que o DNIT o emprega para a determinação de partículas menores que 2mm.
Um fator que influencia os resultados é a presença de bolhas de ar presas na amostra.
2.