Densidade
CATHEDRAL
FACULDADES
CATHEDRAL
Curso: Farmácia
Professor: Alexandre Castilho
Acadêmicos: Caroline Bloemer, Paolla Braun e Roney Lira
Relatório: controle físico-químico
1. Introdução A melhor medida da concentração de água, em termos de propriedades físico-químicas, nos produtos, refere-se à medição de sua atividade, ou seja, medição do teor de água livre no produto. A água pode ocorrer como água ligada e água livre, resultando em conteúdo total de água (umidade). Podendo-se apresentar intimamente ligada às moléculas constituintes do produto, não podendo ser removida ou utilizada para qualquer tipo de reação, onde o metabolismo dos microorganismos é paralisado, não havendo desenvolvimento ou reprodução, ou podemos encontrar-la livre, estando disponível para as reações físicas (evaporação), químicas (escurecimento) e reações microbiológicas, tornando-se a principal responsável pela deterioração do produto. A determinação da atividade de água permite a inibição da reprodução microbiana, reações enzimáticas, oxidativas e hidrolíticas do produto, assegurando embalagem e condições de armazenamento adequados, valorizando o produto, economicamente. O produto com atividade de água estabelecida pode apresentar maior qualidade e rendimento, melhor preservação e tempo de vida.
2. Objetivo * Determinar a quantidade de umidade que o produto apresenta. * Determinar se o nível de água encontrado no alimento pode acarretar danos na qualidade do produto, tanto como matéria prima ou produto pronto para ser distribuído na indústria. * Determinar a qualidade do alimento contra a fácil contaminação caso seja cereais, grãos e entre outros que possam se deteriorar com mais facilidade.
3. Materiais e métodos
a) Materiais: Vidro de relógio; Espátula; 1 Marcador para vidros (para os vidros de relógio); Papel toalha; Água destilada; Álcool 70%; Geléia de Mocotó (amostra); Estufa; Balança Analítica; Pisset.
b) Métodos:
Os efeitos do manuseio dos