Segurança do tabalho
Reginaldo Vello Loureiro* *Doutor em Saúde Ambiental/Ocupacional e Prof. do Programa de Mestrado em Enga Ambiental do Centro Tecnológico da UFES - PMEA
Samir Aride - Eng0 Químico/Aluno do PMEA
Leila Celin Nascimento - Enga Civil/Aluna do PMEA
**Régis Rodrigues Loureiro** Bolsista da ANP e Aluno do Curso de Eng0 Mecânica do Centro Tecnológico da UFES (Ênfase Petróleo e Gás)
RESUMO
O trabalho aborda os problemas relacionados à segurança do trabalho existentes nas atividades de extração de petróleo e gás, em Plataformas (Oil and Gas Offshore Platforms). Relata, também, um caso de acidente estrutural ocorrido em uma Plataforma e outros tipos de eventos indesejáveis que, pelas suas características, comprometem a segurança destas instalações e a integridade física de seus ocupantes, inclusive visitantes, em prejuízo, também, do Meio Ambiente.
INTRODUÇÃO
A segurança da operação das Plataformas de Petróleo e Gás tem o seu início na escolha adequada do local onde elas devam ser instaladas. Inicialmente, devem ser considerados os seguintes itens de importância: velocidade dos ventos; ocorrência de furacões e outras formas de catástrofes naturais peculiares à região; altura das ondas; comportamento das marés e outros dados meteorológicos e marítimos.
Há necessidade de estudos prévios da profundidade da água e do tipo de leito marinho existente no local previsto para a sua instalação, incluindo-se a avaliação dos fatores “ocorrência em 100 anos” (ventos, furacões e grandes ondas, entre outros). Devem ser consideradas, também, as correntes marinhas e a distância da Plataforma e de seus respectivos poços, até a praia. Todos esses fatores devem ser estudados para que se escolha o local mais apropriado para a instalação das Plataformas de Petróleo e Gás.
O piso das