Densidade
Controle Ambiental
1.1301.1m
Noções de Hidráulica
Docente: Walterler
Discente: Maria Beatriz Varella
Densidade
Natal/RN
2014
Fluidos Vamos ver o movimento dos Fluidos. Por fluido entende-se a matéria em condições de exibir movimento relativo entre as partes que a compõem. Gases e líquidos são exemplos de fluidos. Os fluidos têm a forma do recipiente que ocupam e, portanto, não mantêm a forma. Quando estão sob a ação de forças, ou melhor, pressão, os fluidos escoam com facilidade. O movimento dos fluidos é estudado a partir da sua velocidade em cada um dos seus pontos e da sua densidade. Em vez de se considerar as forças que atuam sobre cada partícula do fluido, preferimos introduzir o conceito de pressão. Assim, o objetivo do estudo do movimento é determinar a densidade e a velocidade do fluido em cada ponto como resultado de pressões exercidas sobre ele. Na Hidrostática estamos interessados nas condições de equilíbrio dos fluidos. Nesse caso admitiremos que a velocidade de cada ponto do fluido é zero.
Densidade
A densidade é uma medida de quanto material se encontra comprimido num espaço determinado; em termos mais técnicos; densidade é a quantidade de massa por unidade de volume. A densidade (r) é uma propriedade importante de um fluido. Ela é obtida como o quociente entre a quantidade de massa m e o volume v que essa quantidade ocupa.
Densidade relativa Às vezes torna-se conveniente falar da densidade relativa de uma substância. A densidade relativa (rr) é a razão entre a densidade da substância e a densidade da água:
Fonte
http://www.passeiweb.com/estudos/sala_de_aula/fisica/mecanica_hidrostatica
http://queconceito.com.br/densidade#ixzz3LMTPBzDU