Densidade
Introdução
A densidade é umas das propriedades que caracterizam uma substância, a qual é uma característica própria de cada material, por isso é classificada como sendo uma propriedade específica, que nos permite encontrar uma substancia a partir da sua densidade. A densidade é dividida como sendo a razão entre a massa (m) de uma substância e o volume (v) ocupado por esta massa.
Densidade = m/v
A densidade dos sólidos nem sempre é maior que a dos líquidos e também as dos gases. Ou seja, para medirmos a densidade de um objeto qualquer precisamos saber a sua massa (m) e volume (v).
Os sólidos contém uma grande quantidade de massa num volume pequeno, pois suas moléculas se encontram muito unidas uma das outras. Já nos líquidos que tem densidades menores, as partículas de suas moléculas se encontram mais distanciadas uma das outras.
Com o uso da densidade conseguimos fazer separação de misturas e identificar os reagentes que estão envolvidos na mistura.
Abaixo tem-se uma tabela com a relação das densidades de água, glicerina e álcool etílico.Materiais3.1. Vidrarias
Béquer de vidro de 100 mL;
Proveta de vidro de 10,00 mL;
Proveta de vidro de 25,00 mL;
Pissete plástico;
Balança analítica com precisão de 0,0001 g;
Conta-gotas;
Termômetro.
3.2. Reagentes
Água destilada – H2O;
Álcool etílico – C2H5OH;
Glicerina – C3H5(OH)3;
Metais sólidos desconhecidos.
Métodos
4.1.Pesagem dos líquidos 4.1.1.Procedimento Lavar, secar, pesar e tarar um béquer de 100 mL. Medir 10,00 mL de cada líquido em uma proveta de 25,00 mL e medir a sua temperatura, ajustar o menisco e transferir para o béquer tarado e anotar a massa do líquido. Esse procedimento foi realizado três vezes para cada líquido. 4.1.2.Pesagem e verificação volumétrica de água destilada
Pesou-se um béquer de 100 mL e tarou-se. Mediu-se 10,00 mL de água destilada, em uma proveta 25,00 mL ajustando-se o menisco, mediu-se a