Densidade
A inflamação é uma resposta dos organismos vivos a uma agressão sofrida. Podemos entender agressão como um processo capaz de causar lesão celular ou do tecido. Esta resposta padrão é comum a vários tipos de tecidos e é mediada por diversas substâncias produzidas pelas células danificadas e células do sistema imunitário que se encontram eventualmente nas proximidades da lesão.
A inflamação pode também ser considerada como parte do sistema imunitário, que tem capacidade de promover uma resposta inespecífica contra padrões de agressão previamente e geneticamente definidos pelo organismo agredido. Esta definição se contrapõe à da imunidade adquirida, ou aquela onde o sistema imune identifica agentes agressores específicos segundo seu potencial antigênico. Neste último caso o organismo precisa entrar em contato com o agressor, identificá-lo como estranho e potencialmente nocivo e só então produzir uma resposta, onde entram em ação os mediadores químicos da inflamação. Estes são compostos derivados do hospedeiro que são secretados por células ativadas e servem para ativar ou aumentar aspectos específicos da inflamação. Estes compostos são ditos pró-inflamatórios, significando que eles promovem o processo de inflamação.
Muitas das citosinas atuam como mediadores da inflamação. Estes, por sua vez, são classificados em 4 grupos:
- aqueles com propriedades vasoativas e de leve contração muscular;
- aqueles que atraem outras células e são chamados de quimiotáticos;
- enzimas;
- proteoglicanos.
O ácido nítrico e o neuropeptídio se encaixam no grupo daqueles com propriedades vasoativas e de leve contração muscular. O ácido nítrico é um mediador relativamente “moderno” da inflamação.Consiste em um gás radical livre, solúvel, de curta duração, sintetizado por diferentes tipos de célula. A produção de NO é ativada pela entrada de Cálcio no interior da célula.Dentre suas funções na inflamação estão:
Relaxamento do músculo liso muscular;