Densidade
DISCIPLINA: Química
Percentual de álcool na gasolina
Brasília
2014
1 Introdução
A gasolina é um composto de hidrocarbonetos aromáticos oriunda da destilação de petróleo (SANTOS; ASSUNÇÂO; FILHO, 2002). Pode conter traços de enxofre, nitrogênio e metais, no Brasil a gasolina recebe o acréscimo de álcool etílico anidro (sem água) (ANP, portaria 71, 1998), isso acontece para aumentar o índice de octanagem da gasolina, melhorando seu processo de queima durante a combustão e também para diminuir a emissão de monóxido de carbono na atmosfera.
A taxa de álcool adicionada deve estar entre 18% e 25% do volume total da mistura. O álcool é produzido a partir da cana de açúcar e dispõe de incentivos fiscais que o tornam mais barato que a gasolina, o que em tese, ajudaria a baratear o valor final do combustível vendido ao cidadão. A associação de gasolina e álcool anidro resulta em uma mistura homogênea ou monofásica. A gasolina tipo “C” comercializada nos postos de combustível é o resultante dessa mistura, contudo, é comum empresários desonestos acrescentarem etanol (C2H5OH) à gasolina, por ele ser mais barato inclusive que o álcool anidro.
Por isso a Agência Nacional do Petróleo (ANP), entidade reguladora e fiscalizadora, realiza testes para determinar a taxa de álcool presente na gasolina comercializada. O nível de álcool pode ser aferido por diversas formas relacionadas à densidade ou a adição de solutos ou solventes a solução, como o cloreto de sódio ou água.
O método mais simples é a adição de água (H2O), resultando em um sistema homogêneo (monofásico) com o álcool e um heterogêneo bifásico com a gasolina, assim quando a gasolina (que contém álcool) é misturada à água, o álcool é extraído pela água e o sistema resultante é bifásico: gasolina-água/álcool, onde a gasolina por apresentar menor densidade ocupa a região superficial da fase.
Tanto a água quanto o álcool são