TRABALHO
O AUDITOR E PARA A ORGANIZAÇÃO AUDITADA.
Por: Cláudio Marcelo Rodrigues Cordeiro1
RESUMO
O presente artigo procura inicialmente fazer a caracterização da importância do relatório de auditoria para ao auditor e para a gestão da empresa.
Posteriormente irá demonstrar a finalidade da elaboração deste documento, bem como as técnicas que devem ser utilizadas para que tenha um padrão adequado de apresentação. Na seqüência será apresentado exemplo de relatório e sugestão de formatação que torne mais atrativa a sua leitura. Por fim trará a diferenciação existente entre o relatório e o parecer, indicando os itens mínimos que ambos os documentos devem conter.
Palavras-chave: Relatório de auditoria, parecer de auditoria, padrão de formatação de relatório, técnicas para elaboração de relatório, exemplo de relatório. 1
Cláudio Marcelo Rodrigues Cordeiro
Auditor e Professor Universitário de Auditoria, Perícia Contábil e Contabilidade Internacional Faculdade SantaCruz/Inove e Universidade Positivo.
Mestre em Administração e Gestão Financeira pela Universidade de Extremadura (Espanha)
Especialista em Administração Financeira (FAE) e em Didática no Ensino Superior (IBPEX)
Bacharel em Ciências Contábeis (FAE)
Introdução
O relatório de auditoria consiste na última etapa a ser cumprida pelo auditor, após ter empregada todas as técnicas, aplicado às normas e haver sistematizado sua auditoria em papéis de trabalho.
É na correta elaboração do relatório que o auditor irá levar a administração de uma entidade, o produto do seu trabalho, considerando que para a organização, pouco importa a maneira com que o auditor conduziu o seu trabalho2, e sim os resultados que a auditoria venha a proporcionar para a empresa. O que não pode acontecer é que todas as etapas anteriores da auditoria tenham ocorrido como o máximo de esmero, e justamente ao final, que seria a coroação de um trabalho desempenhado