densidade
Densidade dos materiais
Aluno: Vinicius Passamani Zani
08/04/2014
Professor:
Física experimental 1
Introdução
O trabalho tem o intuito de definir a densidade de uma esfera de metal, para então podermos definir qual o material foi utilizado para a fabricação da mesma. Então utilizando da forma D=m/v, onde D é a densidade, m é a massa e v é o volume, podemos definir qual a densidade media da esfera.
Desenvolvimento Teórico
Definindo-se a massa,e o volume da esfera, é possível definirmos sua densidade, com isso, definir o material de que ela é feita, para isso é necessário um meio de definir massa e volume, depois de medidas feitas com ferramentas diferentes, calcula-se a media, e o desvio padrão da media.
Materiais Ultilizados
Paquímetro;
Régua;
Balança;
Desenvolvimento do experimento
Com o paquímetro e com a régua, medimos o diâmetro, para então, definirmos o raio da esfera, utilizando ferramentas diferentes para uma maior precisão nos resultados e Com a balança medimos a massa, para então utilizarmos os resultados para colocar na formula, e definir a densidade da esfera de metal.
Resultados:
Com diferentes pessoas, utilizando diferentes ferramentas, encontramos um diâmetro médio de aproximadamente 15,43125 mm. Então utilizando da formula V= 4πR3/3, encontramos um volume de 1,92 x 10-6, e medindo a massa na balança, obtemos um m= 16,350 x 10-3. Para então aplicar na formula D=m/v, obtendo D= 8,51 x 103 Kg/m3 ou 8,51 g/cm3. Densidade relativa ao aço. O desvio padrão médio foi de ±0,46 mm
Conclusão
Com esse experimento podemos concluir que a espera é feita de aço, por meio da tabela de densidade dos matérias, disponível em http://salim2008.wordpress.com/2009/02/19/densidade-dos-metais