Densidade
DISCIPLINA: QUÍMICA APLICADA
CURSO: SANEAMENTO AMBIENTAL
TURNO: DIURNO
SEMESTRE: 2013.1
PROFESSOR (A): SÉFURA MOURA
GRUPO: 2
PRÁTICA N° 2: DENSIDADE DE SÓLIDOS E LÍQUIDOS
LIMOEIRO DO NORTE – CE
04 DE AGOSTO DE 2013
1. Introdução:
A densidade absoluta (ρ) de uma substância é definida como a relação entre a sua massa e o seu volume: ρ= m/v. A densidade absoluta é também uma propriedade específica, isto é, cada substância pura tem uma densidade própria, que a identifica e a diferencia das outras substâncias.
A densidade relativa d =ρ/ρ0 de um material é a relação entre a sua densidade absoluta e a densidade absoluta de uma substância estabelecida como padrão. No cálculo da densidade relativa de sólidos e líquidos, o padrão usualmente escolhido é a densidade absoluta da água, que é igual a 1,000 kg dm-3 (equivalente a 1,000 g cm-3) a 4°C, dado por ρ0=ρ (H2O , 4ºC).
O densímetro é um aparelho capaz de medir a densidade dos líquidos nos quais é colocado. Quanto mais denso for esse líquido, maior a tendência de o instrumento flutuar nele. Assim é possível medir a densidade de vários fluidos materiais. Os densímetros profissionais são fabricados de vidro. Rigorosamente calibrados, pois permitem medir as densidades com grande precisão. Com eles é possível, por exemplo, controlar a composição do álcool combustível vendido nos postos, o teor de água no leite, o percentual de uma substância presente numa solução. (1) A densidade (também massa volúmica ou massa volumétrica) de um corpo define-se como o quociente entre a massa e o volume desse corpo. Desta forma pode-se dizer que a densidade mede o grau de concentração de massa em determinado volume. O símbolo para a densidade é ρ (a letra grega ró) e a unidade SI para a densidade é quilogramas por metro cúbico (kg/m³).
Densidade relativa é a relação entre a densidade da substância em causa e a massa volúmica da