Estudo de Viabilidade Econômico-Financeira do Uso de Inovação Tecnológica em Empreendimentos Imobiliários Residenciais Verticais no Distrito Federal
Título: Estudo de Viabilidade Econômico-Financeira do Uso de Inovação Tecnológica em Empreendimentos Imobiliários Residenciais Verticais no Distrito Federal
PAULA MATIAS FRANÇA
Universidade Federal de Goiás
Paula.Matias@br.brookfield.com
ALETHÉIA FERREIRA DA CRUZ
Universidade Federal de Goiás aletheiacruz@yahoo.com.br MOISÉS FERREIRA DA CUNHA
Universidade Federal de Goiás mfccunha@ig.com.br DAIANA PAULA PIMENTA
Universidade Federal de Goiás daiana-pimenta@hotmail.com RESUMO
A crise do setor elétrico brasileiro, vivenciada em 2001, tornou evidente o investimento em medidas de eficiência energética e o aprimoramento de novas tecnologias com este enfoque nos diversos setores econômicos do país, dentre eles, o da construção civil. Assim, surge a possibilidade da aplicação do barramento blindado em edificações residenciais na pretensão de alcançar eficiência energética, além de impactar positivamente na qualidade e na segurança das instalações elétricas. O objetivo deste artigo foi estudar a viabilidade econômicofinanceira do uso desta inovação tecnológica nas instalações elétricas prediais residenciais.
Teoricamente, apresentou-se um panorama sobre o setor energético e a importância das inovações tecnológicas para eficiência energética, descreveu-se o conceito e aplicações do barramento blindado e resumiu-se os métodos de análise de investimento.
Metodologicamente, optou-se pelo estudo de caso descritivo, aplicado a um empreendimento imobiliário residencial vertical do Distrito Federal de uma empresa do setor de construção civil. A partir dos métodos Valor Presente Líquido, Taxa Interna de Retorno e Payback, considerando uma Taxa Mínima de Atratividade de 26,77%, os resultados encontrados foram respectivamente: R$ 70.535,10(VPL), 32% a.a.(TIR), e 3,31 anos(Payback), indicando que o uso do barramento blindado deve ser considerado como um ótimo investimento para o setor da construção civil residencial.
ABSTRACT
The