Densidade
A Física dos fluidos é a base da Engenharia Hidráulica. Um engenheiro nuclear pode estudar o escoamento de um fluido no sistema hidráulico de um reator nuclear após alguns anos de uso, enquanto um bioengenheiro pode estudar o fluxo de sangue nas artérias de um paciente idoso. Um engenheiro de produção pode, através de experimentos, identificar o fluido mais adequado para exercer uma pressão na qual se adquira maior energia através da compressão do mesmo.
Enfim, a Física, sem dúvidas, está presente em todos os campos de atuação, até mesmo no seu dia-a-dia.
PRÁTICA 1:
Densidade dos líquidos
1- Introdução
Chamamos de densidade ρ (ou massa específica) o quociente entre a massa e o volume. Ρ=
A densidade tem como unidade de medida g/cm3, mas é freqüentemente expressa em g/mL. Ao contrário de grandezas como massa ou comprimento, designamos a densidade como grandeza derivada, pois é definida através de outras grandezas. Quando aquecidos os corpos se dilatam. A densidade da substância da qual eles se compõem torna-se, portanto, menor.
A densidade é uma grandeza intensiva, isto é não muda, por exemplo ao dobrarmos o tamanho do sistema. Ela depende ponto a ponto do material. Caso a amostra seja homogenia, seu valor é o mesmo para todos os pontos do sistema. A densidade é função do tipo de substância, da temperatura e da pressão.
Visto ser característica de cada substancia, a densidade pode ser utilizada para determinação da pureza de amostras, pois é significativamente alterada pela presença de contaminantes. A densidade de líquidos pode ser medidas da massa do liquido que ocupa um volume conhecido (método de picnômetro).
2- Objetivos
Encontrar a densidade da água e do álcool;
Encontrar a densidade da mistura;
Analisar o resultado com os dados tabelados;
3- Materiais e Reagentes
Água;
Álcool;
Balança analógica;
Béquer de 250 mL;
Proveta;
4- Procedimento 4.1 Anotou-se os valores medidos