densidade
Determinar por meio de experiências a densidade relativa de duas substâncias uma sólida e uma líquida, no caso, um cubo de madeira e água; além da análise dos vários resultados obtidos, das conclusões estabelecidas e da percepção dos erros cometidos.
2. RESUMO
No laboratório teve-se contato com equipamentos envolvidos no cálculo da densidade de sólidos e líquidos, além da determinação da densidade relativa de um cubo de madeira e da água e comparações dos resultados obtidos e do possível motivo para tais distorções. Nessa primeira etapa foram utilizados picnômetros, balança, proveta e os materiais a serem analisados. Na segunda etapa analisou-se uma amostra de gasolina com ajuda de um densímetro e uma proveta, porém tomando-se cuidado na escolha do densímetro visto que a gasolina possui densidade de 0,742g/cm3 apesar de na análise ter apresentado resultado de 0,790g/cm3,o que permite a suposição de que seja uma gasolina adulterada.
3. INTRODUÇÃO
Propriedades intensivas são aquelas que são capazes de identificar determinada substância pelo fato de terem valores estabelecidos, como é o caso da densidade, que por sua vez é a razão entre massa e volume e pode ser encontrada com outros nomes, no caso, densidade absoluta, massa específica ou peso específico. E caso essa massa específica seja comparada a outra tomada como padrão, a densidade é dita relativa e, nesse caso, normalmente utiliza-se como padrão a água a 4°C que é igual a 1g/cm3.
Dentre os materiais utilizados no cálculo da densidade de sólidos e líquidos envolve-se a balança, a proveta, o picnômetro, que é uma vidraria especial e que possui baixo coeficiente de dilatação, o densímetro, que é um aparelho flutuante necessário para pesar um líquido sem saber seu volume, ele possue uma escala invertida, os valores mais elevados da densidade situam-se na base do aparelho e os valores menores mais acima devido ao fato de os líquidos mais densos suportarem melhor o peso do densímetro e