Densidade relativa
[pic]
Disciplina – Física e Química A
Docente – Liberta Vieira
10º Ano/ Turma A
Diogo Cunha, nº2
Eliana Correia, nº 4
Eva Presa, nº5
Janeiro de 2013
Índice:
1. Objetivos do trabalho
2. Introdução teórica
3. Parte experimental
1. Material
2. Procedimentos
3. Cuidados a ter
4. Tratamento de dados
4. Conclusões e críticas
5. Bibliografia
1. Objetivos do trabalho Realizaram-se estes trabalhos experimentais com o objetivo de determinar a densidade relativa de um sólido utilizando um picnómetro, estudar os métodos pelos quais se calcula a densidade relativa de um corpo e confirmar o grau de pureza do corpo de acordo com os resultados obtidos, e confronta-lo com os valores tabelados. Para além disso, também serviu para tomar contacto com alguns dos material de laboratório e constatar a sua utilidade, como por exemplo o picnómetro e a balança.
2. Introdução teórica O ponto de fusão, o ponto de ebulição e a densidade são constantes físicas que podem ser determinadas através de ensaios químicos específicos, permitindo-nos identificar a substância assim como o seu grau de pureza, comparando-os com os valores tabelados. A densidade ou massa volúmica, (, é uma grandeza física que se define como sendo a propriedade que nos permite conhecer a quantidade de massa existente num dado volume, sendo, portanto, determinada através do quociente entre a massa, m, e o volume, v.
[pic]
Normalmente a densidade é expressa em g/cm3 para os líquidos e sólidos enquanto para os gases, o resultado expressa-se em g/dm3 mas a unidade S.I. é Kg/m3. A densidade relativa (que não tem unidade) resulta do quociente entre a densidade de uma substância e a densidade da água destilada, a 4ºC adquirindo a seguinte formula:
[pic]
3. Parte experimental
3.1 Material
1) Picnómetro de sólidos;