Densidade relativa
Determinação da densidade aparente e densidade relativa de refresco de goiaba
Alunos:
Amanda Layanne Pereira
Andre Erick da Silva
Jakline da Silva Sousa
Raiza Livia Lima Angelim Costa
Raquel Luiza Lima Angelim Costa
Salgueiro, 20 de Maio de 2013
Objetivo
A aula prática teve como objetivo determinar e avaliar a densidade relativa e aparente de uma amostra de refresco de goiaba.
Introdução
Densidade aparente (densidade bruta) corresponde ao volume ocupado por uma determinada massa de um liquido,.
Densidade real corresponde ao real volume que determinado liquido ocupa.
Material e método
Picnômetro
Proveta
Bastão de vidro
Balança semi-analítica
Béquer
Uma alíquota de refresco de goiaba
1 – Procedimento experimental (Proveta)
Começamos tirando o peso da proveta na balança semi-analítica que foi de 4,09 gramas. Em seguida taramos a balança para não haver interferência do peso da proveta e colocamos a amostra até atingir o volume de 25 mililitros na proveta. Anotamos a massa da amostra [25,260] e calculamos a densidade do refresco de goiaba da seguinte maneira: densidade é igual a massa da amostra (25,260) divida pela massa da água (23,929) multiplicada pela densidade da água (0,957) a 25º C e obtivemos o seguinte número: 1,01022.
2 – Procedimento experimental (Picnômetro)
A temperatura inicial da amostra era de 12° C e precisamos então aquecer a amostra em um aquecedor para que ela atingisse a temperatura de 25° C.
Primeiramente taramos o picnômetro, depois acrescentamos água destilada previamente fervida e obtivemos a densidade da água como 0,957 a partir da massa da água, que é 23,929, dividida pelo volume, que é 25ml.
Resultado e discussões
O resultado é definido sobre tudo em relação ao método utilizado para realizar a medição. Enquanto a proveta dá um resultado menos preciso o picnômetro mostra um resultado mais exato.