DENSIDADE RELATIVA DE LÍQUIDOS PUROS.
Podemos imaginar os líquidos como sendo a fase intermediária entre sólidos e gases, até porque para um sólido transformar-se em gás, por exemplo, ele tem que passar pelo estado liquida. Existe uma inter-relação entre a estrutura dos gases sólidos e líquidos. Vejamos as propriedades de um líquido: - Compressão: a dificuldade de compressão nos líquidos é devida à repulsão entre as nuvens eletrônicas de moléculas vizinhas, que oferecem resistência à aproximação; - Viscosidade: um líquido possui viscosidade intermediária: é menos viscoso que um sólido e possui viscosidade maior que a de um gás: - Evaporação: os líquidos apresentam uma tendência enorme de se evaporar, ou seja, de se transformarem em gases. Essa transformação ocorre quando as moléculas na superfície são forçadas a sair e deixar o líquido. - Tensão superficial: é a tendência que os líquidos possuem de minimizar sua área superficial. Esse fato explica, porque certos objetos podem flutuar na água: é devido às forças de atração intermoleculares dos líquidos.
2. OBJETIVO.
Observar e avaliar algumas propriedades físicas de líquidos e relacioná-las com sua constituição molecular.
3. METODOLOGIA.
3.1. MATERIAIS E REAGENTES.
Acetato de etila Diclorometano, Éter etílico n-Heptano Tolueno Etanol Butanol
Cloreto de sódio, béquer
Cloro de amônio.
Sulfato de sódio
Água destilada
Solução aquosa de iodo.
Pipeta de 10 ml.
Estante
3.2. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL.
3.2.1 DENSIDADE RELATIVA DE LÍQUIDOS PUROS. Solventes para teste: Acetato de etila, diclorometano, éter etílico, n-heptano, tolueno. Numere os tubos de ensaio de 1 a 5. Em seguida acrescente a cada tubo 3 mL de água destilada, 3 gotas de solução aquosa de iodo* e 3 ml do solvente é mais denso ou menos denso que a água.
*O iodo auxilia na indentificação da fase orgânica,pois é solúvel em solventes, gerando uma solução cor-de-rosa ou castanha.
3.2.2