Ensaio Por Via Seca Relat Rio
Cálculo da densidade relativa
Disciplina: Físico-química A
Ana Rita Abreu-Nº5
Fátima Mónica Carvalho-Nº10
José André Carvalho-Nº12
Data: Machico, 15 de outubro de 2014
Índice
Objetivo 3
Introdução teórica 3
Procedimento experimental 4
Líquido problema 4
Sólido problema 4
Resultados obtidos/ Cálculos efetuados 5
Líquido problema 5
Sólido problema 5
Discussão/ Conclusão 6
Bibliografia 6
Objetivo
O objetivo do trabalho é determinar a densidade de um líquido e de um sólido e ter conhecimento da determinação experimental utilizando o método do picnómetro aplicando conceitos da teoria. Iremos comparar os valores da densidade obtidos com os valores tabelados, referir sobre o grau de pureza das amostras e identificar tipos de erros que poderão afetar um resultado.
Também iremos tomar contacto com objetos laboratoriais e constatar a sua utilidade, como por exemplo a balança e os picnómetros.
Introdução teórica
A densidade é uma propriedade física importante e pode ser utilizada para distinguir um material puro de um impuro, pois a densidade dos materiais que não são puros (misturas) é uma fusão da sua composição.
A densidade relativa é uma propriedade física intensiva, ou seja, não depende da quantidade da substância, esta não tem unidade.
Para determinar a densidade o instrumento utilizado, neste presente relatório, foi o picnómetro que é um pequeno frasco de vidro construído cuidadosamente de forma que o seu volume seja invariável.
Para calcular:
Picnómetro para líquidos M`– m M - m
Picnómetro para sólidos m M – M`
Tem de haver muito rigor na preparação do material porque há situações em que ocorre por exemplo a entrada de bolhas de ar no picnómetro, o que vai induzir a erros experimentais, alterando a densidade dessa mesma preparação.
Procedimento experimental
Líquido problema
Material/Reagentes: -Balança; -Esguicho; -Pipeta de Pasteur; -Picnómetro para